terça-feira, 11 de março de 2014

Aprovados no concurso da Policia Militar de Pernambuco no ano de 2009 vão a Câmara dos Deputados


Nesta terça feira dia (11) centenas de jovens que foram aprovados no concurso da PM no ano de 2009 estivera na Assembléia Legislativa na capital pernambucana. Eles lutam para que o Governo do Estado possam em regime de urgência uma vez que o efetivo do policiamento foi reduzido em todo o estado. Segundo um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cada estado tem que ter um Policial para cada 250 habitantes. O Estado de Pernambuco tem hoje aproximadamente 21 mil policiais militares, sendo um PM para cada 428 habitantes.


Segundo informações cerca de cinco mil PMs, de cinco escolas irão para a reserva ainda este ano diminuindo o efetivo de 21 mil para 16 mil PMs. Para os aprovados no concurso de 2009 a necessidade de mais policiais nas ruas em caráter de urgência é importante até por que este é o ano da copa no Brasil e Pernambuco é um dos estados que irão receber importantes jogos além ainda das festividades juninas e as eleições presidenciais e sem falar no aumento populacional em todo o estado.


Estima-se que cerca de 700 PMs se ausentam da corporação devido a serem excluídos por mau comportamento, vitimas de homicídios, falecimento, doenças, etc. Quando se fala na policia Militar e Civil ai as coisas se complica ainda mais e esse quantitativo chega a 27 mil profissionais de segurança publica que não foram substituídos.

O concurso foi homologado em 2011e foi prorrogado para 18 de fevereiro de 2015 com forme nota no Diário Oficial. Tendo 12 mil aprovados desse total cerca de 50% aguardam a convocação. Segundo informações o posicionamento do Governo do Estado é de interesse do estado ter uma nova convocação.

A nossa equipe esteve na Assembléia Legislativa e acompanhou toda a seção. Os futuros policias se comportaram educadamente mostrando serem pessoas de bem, eles foram elogiados pela forma de buscarem seus direitos. Esse já é o terceiro eventos que eles fazem, o próximo acontecerá na Câmara dos Deputados nesta quinta feira. O deputado estadual pelo (  ) Daniel Coelho foi o primeiro a se pronunciar em defesa dos aprovados no concurso de 2009, outros parlamentares também foram em defesa dele já alguns da base governista tentou explicar argumentando em defesa do Governo, mas eles também apoiaram o manifesto ordeiro e pacífico no final os concursados aplaudiram a seção da Câmara de pé.

Reportagem IZAIAS SILVESTRE