quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Golpe usa suposto vídeo de Neymar e Bruna Marquezine para roubar senhas bancárias

RIO - A ESET, fornecedora de soluções de segurança da informação, identificou uma nova ameaça virtual voltada principalmente a internautas brasileiros. Trata-se de um e-mail que promete um vídeo íntimo do jogador Neymar e de Bruna Marquezine, mas que na verdade esconde um Trojan (Cavalo de Troia) destinado a roubar dados bancários dos usuários.
A mensagem, com o assunto “Vídeo íntimo de Neymar e Bruna Marquezine... Cenas Picantes” sugere que o internauta baixe um suposto arquivo contendo um vídeo.
Só que, quando a vítima tenta fazer o download do suposto vídeo, baixa um arquivo (“Video_Intimo.zip”) que se trata de um Trojan bancário, identificado pela ESET como Win32/TrojanDownloader.Banload.SXK e que busca infectar o máximo de usuários possíveis.
O malware utiliza um arquivo com extensão “.cpl” — também conhecido como arquivo de Painel de Controle do Windows — no lugar dos populares “.exe”. No entanto, sua execução é igualmente perigosa.
Além de usuários brasileiros, o Trojan já afetou usuários na Espanha e na Argentina. Os especialistas da ESET acreditam que pelo fato de envolver um famoso jogador do Barcelona, o e-mail falso chama ainda mais a atenção de internautas de diversos países. 
JORNAL O GLOBO
IZAIAS SILVESTRE