segunda-feira, 30 de setembro de 2013

São Benedito do Sul é forte em turismo .

As praias ao longo dos 180 quilômetros do litoral pernambucano já são bastante frequentadas por turistas, mas, longe da costa, há uma maneira menos conhecida de refrescar o corpo em mergulhos durante o ano todo: as cachoeiras do Município de São Benedito do Sul reúnem algumas das melhores delas, e o fato de o roteiro ser pouco divulgado faz com que o local fique mais vazio, e a visita seja quase desbravadora. As trilhas sem sinalização, pontos de apoio e informações podem até dificultar o passeio, mas o o Jornal do Interior de Pernambuco arregaçou as mangas e foi conferir tudo, para facilitar a visita dos turistas.


Para começar a fuga das praias, o potencial hídrico de São Benedito do Sul está representado em 20 cachoeiras distribuídas em pequenas reservas de mata atlântica, que dividem espaço com canaviais e pastos. Atualmente, apenas quatro estão abertas ao público. O circuito começa pela Cachoeira do Poço do Caboclo, no Engenho Paraíso, a oito quilômetros do centro, seguindo pela PE-126. A entrada é liberada. A água é cristalina, compondo um lindo visual entre pedras, piscinas naturais e muito verde.

Três quilômetros adiante, o visitante chega à Cachoeira de Peri-Peri, no engenho de mesmo nome. A entrada de veículos é proibida, mas a caminhada é de apenas 500 metros. O paredão de 27 metros de altura é muito procurado para a prática de rapel. Percorrendo mais nove quilômetros, o turista está na Cachoeira do Poço do Soldado, a maior riqueza de um humilde povoado que vive nas proximidades. Quando a trilha está aberta, é possível também aproveitar a Cachoeira da Laje. A outra opção é a Cachoeira Véu da Noiva, que está dentro do Parque Paraíso do Sul. O bilhete de entrada custa entre R$5 e 10.


IZAIAS SILVESTRE