segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Igarapeba terá a segunda maior barragem construída em Pernambuco

A barragem de Igarapeba, no Rio Pirangi, que faz parte da bacia do Una, está sendo construída no município de São Benedito do Sul e é a segunda maior em capacidade de armazenamento entre os empreendimentos que fazem parte do Sistema de Conten-ção de Enchentes da Mata Sul. Quando ficar pronta, em meados do próximo ano – se os serviços transcorrerem dentro da normalidade -, suportará até 68 milhões de metros cú-bicos de água, em uma área inundada de 278 hectares, atrás apenas da gigante Serro Azul (Palmares, Catende e Bonito), que aguentará 303 milhões de metros cúbicos de água, em 907 hectares. Ainda fazem parte do Sistema de C o n t e n ç ã o de Enchentes da Mata Sul e do Agreste as barragens de Barra de Guabiraba (no município de mesmo nome), Gatos (Lagoa dos Gatos) e Panelas II (Cupira).
O investimento do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado de Pernambuco na barragem Igarapeba será de R$ 126 milhões. Além de São Benedito do Sul, a área de influência direta abrange os municípios de Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta, Barreiros, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), através de contrato de gestão com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) do Estado de Pernambuco, realiza o controle tecnológico e o monitoramento do Plano de Controle Ambiental (PCA) das barragens nessa fase de construção.

Atualmente, está sendo m Igarapeba o canal de desvio do rio e realizada a limpeza das ombreiras. Com as chuvas deste inverno, o andamento da obra foi prejudicado, principalmente pelo fato de que os acessos são complicados até o local onde será construído o paredão. As vias são estreitas, íngremes e, quando chove, ficam cobertas de lama. A passagem molhada (pequena ponte sobre o rio) fica completamente coberta quando o Rio Pirangi transborda, tornando impraticável o deslocamento de veículos para a outra margem, como já aconteceu neste ano.“Igarapeba é uma garganta. Você não tem uma logística muito fácil de fazer. É bem mais c o m p l i c a d a do que Barra de Guabiraba, por exemplo. Esta é uma característica marcante dessa barragem Igarapeba. Não há uma extensão muito grande das ombreiras e a elevação é muito alta, o que dificulta a locomoção. O acesso é estreito, o que não permite chegar facilmente na área de construção”, explica o engenheiro Felipe Rios, da SRHE.


Fonte: GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO